Alicerçado na missão de aumentar a Literacia em Fisioterapia dos seus associados, a atual Direção da APFISIO apresenta o I ENCONTRO NACIONAL DE FISIOTERAPIA (ENFISIO’24), organizado pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO), com o apoio institucional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).
O aumento da autonomia profissional do Fisioterapeuta em conjunto com o facto da maioria dos profissionais desenvolverem a sua atividade no sector privado, promove um consequente aumento da responsabilidade na gestão de utentes.
Deste modo, o Fisioterapeuta posiciona-se frequentemente como um profissional de primeiro contacto com o utente e/ou como um profissional que realiza o encaminhamento para outras áreas que se julguem necessárias.
Assim, consideramos de vital importância o trabalho integrado entre Profissionais de Saúde e do Setor Social. O trabalho em Cuidados de Saúde Primários (CSP), bem como, o primeiro contacto no Sector Privado, quer na promoção da Saúde e Prevenção Primária, Reabilitação ou Paliativos, requer não só formação específica como, também, a compreensão das funções intrínsecas de cada Profissional de Saúde e do Setor Social, numa visão integrada de Saúde.
O ENFISIO’24 tem como objetivo primário clarificar a importância da relação entre profissionais de Medicina Geral e Familiar (MGF) e Fisioterapeutas, bem como, demonstrar a mais-valia que esta sinergia representa para a obtenção de ganhos em Saúde importantes, especialmente na intervenção junto das condições que constituem um elevado Burden of Disease. Na seleção das condições, optou-se pelas quatro condições que coincidem com uma intervenção mais efetiva da Fisioterapia e nas quais a MGF será cada vez mais a primeira linha para ajudar a gerir e prevenir: DPOC, Osteoartrose, Lombalgia e Quedas em adultos mais velhos.
Para alcançar esse objetivo pretendem-se explorar as formas e meios como esta sinergia poderá ser estabelecida: desde linhas orientadoras de ação, quer esta se estabeleça dentro dos CSP no Sistema Nacional de Saúde (SNS), quer numa parceria entre a MGF nos CSP e Fisioterapeutas de atividade privada em meio domiciliário e/ou gabinete; as expectativas de ambas as partes quanto à sua ação/atuação; e aumentar a rede de segurança (safety net) dos Fisioterapeutas.
O público-alvo do ENFISIO’24 são estudantes e profissionais tanto da área da Fisioterapia como da Medicina, particularmente MGF.
O ENFISIO’24 decorrerá em formato presencial, nas instalações da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, nos dias 17 e 18 de Maio de 2024.
Além do formato expositivo, das boas práticas atualmente existentes, pretende-se fomentar a participação ativa dos participantes por forma a concluir-se qual o caminho que nos permite, em cooperação, dar resposta às necessidades existentes ao nível das relações entre os profissionais e da otimização de cuidados prestados ao utente. Para tal, todas as Mesas têm um momento final de debate.