17 Maio 2024 (Sexta-Feira)
14:30 Abertura do Secretariado
15:00 Início dos Trabalhos
18:00 Fim dos Trabalhos
Vagas limitadas. Workshops simultâneos.
"RASTREIO FALLSENSING E POSTUROGRAFIA APLICADA À AVALIAÇÃO DO RISCO DE QUEDA"
Ft Anabela Correia Martins e Ana Souto
De acordo com a evidência científica disponível, o rastreio do risco de queda em adultos mais velhos é uma prática recomendada para identificar fatores modificáveis em vários domínios.
A sinalização precoce desses riscos pode determinar a necessidade de uma avaliação mais pormenorizada da marcha e do equilíbrio por parte de um Fisioterapeuta, ou orientar para outros profissionais de saúde.
O rastreio FallSensing, realizado a uma amostra representativa da população Portuguesa com mais de 50 anos de idade, residentes na comunidade, identificou a necessidade de adequar o rastreio ao grupo etário do adulto mais velho, uma vez que existem fatores diferentes a contribuir para o risco em função da idade. Dados que caracterizam os adultos com 50 ou mais anos de idade serão apresentados e discutidos numa perspetiva colaborativa, durante o Workshop.
A intervenção personalizada desempenha um papel crucial na redução do risco de queda. A utilização da posturografia, enquanto ferramenta complementar ao restante processo de avaliação em Fisioterapia, oferece uma vantagem significativa ao permitir uma avaliação objetiva e detalhada do comportamento do equilíbrio de cada pessoa. Esta abordagem fornece informações precisas sobre os diferentes sistemas sensoriais e a sua interação a nível central, alterações do movimento voluntário, respostas motoras e estratégias posturais, desvios do centro de gravidade e alterações nos limites de estabilidade. Para um processo de avaliação clínica, a obtenção de medidas de baseline de carácter objetivo permite-nos identificar mais facilmente défices de função e tomar decisões clínicas com confiança, monitorizar objetivamente e rigorosamente o progresso de cada pessoa, e por fim, avaliar o resultado da intervenção.
"DO'S AND DONT'S EM SAÚDE PÉLVICA"
Ft Soraia Pires e Aline Filipe
A Fisioterapia Pélvica, nomeadamente em Portugal, é uma especialidade em expansão e portanto, ainda a tentar definir identidade. Neste Workshop pretendemos elucidar, segundo a nossa perspetiva, e também com base em documentos internacionais de scope of practice e qualidade, o que deve ser preferido ou evitado em termos de conduta profissional na nossa prática clínica.
"FISIOTERAPIA NAS DOENÇAS DO MOVIMENTO"
Prof. Joaquim Ferreira e Raquel Bouça-Machado (CNS)
Temas abordados:
– Doenças do Movimento: fenomenologia e abordagem terapêutica (JF)
– Intervenções terapêuticas na área da fisioterapia (RBM)
– Fisioterapia como componente de uma abordagem interdisciplinar às Doenças do Movimento (JF)
* Programa passível de alterações por razões alheias à APFISIO
ATENÇÃO: Foram CANCELADOS os Workshops 1 (Fisioterapia Aquática), 2 (Avaliação em Declínio Funcional), 3 (Comunicação Consciente), 4 (Sistema Vestibular e Quedas), 5 (Fisioterapia na Insuficiência Cardíaca), 6 (Fisioterapia Pediátrica) e 9 (Saúde Digital).